Os estudantes que cursaram o Ensino Superior através de um contrato de financiamento do Fies e que estão com dívidas ainda podem participar de uma ação com o objetivo de ajudar no processo de negociação. De acordo com as informações que foram divulgadas, o programa prevê a adesão até o dia 31 de maio.

Dívidas do Fies: saiba como renegociar em 2024

Fundo de Financiamento Estudantil,Fies

Para encaminhar um processo de negociação, antes de mais nada os estudantes deverão se dirigir até uma das agências do banco com o qual o contrato acabou sendo firmado, podendo ser ou a Caixa ou o Banco do Brasil. Também existe a possibilidade de encaminhar o acordo de forma online.

Entenda abaixo alguns pontos importantes do processo de negociação das dívidas do Fies:

Quais são as condições do parcelamento da dívida?

Existem diferentes condições que podem ser negociadas a partir de cada caso no qual o estudante está inserido. Estão previstos os seguintes cenários:

  • Para débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023, haverá desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista; ou parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (ficam mantidas as garantias e eventuais taxas do contrato);
  • Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais;
  • Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não estão no CadÚnico e nem receberam o Auxílio Emergencial em 2021 terão desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Como conseguir desconto na dívida do Fies?

Dívidas do Fies: saiba como renegociar em 2024

Os estudantes que estão com dívidas podem ainda obter um desconto no valor total que pode chegar a 90%. Neste caso, eles precisam estar inscritos no CadÚnico e possuírem débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias (completados em 30 de junho de 2023). Neste caso o desconto pode chegar a 99% do valor consolidado da dívida e 100% dos juros e multas por atraso. Os demais estudantes podem ter descontos de até 77% da dívida consolidada.