A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico divulgou alguns dados relacionados ao perfil dos diretores de escola no Brasil. De acordo com o levantamento feito pela entidade, no Brasil os dirigentes das instituições de ensino contam com 7 anos de experiência no cargo, em média.

Além disso, os profissionais que assumem o comando das escolas, também em uma média feita, passaram seis anos executando outros tipos de atividades administrativas dentro das instituições, além de terem passado cerca de 14 anos dentro das salas de aula como professores.

Os números demonstram que o Brasil está atrás de outros países que também forma pesquisados pela mesma organização. De acordo com os dados que constam no relatório, a média dos 34 outros países que entraram na pesquisa é de 21 anos de experiência acumulados pelos diretores. Os países com profissionais com mais experiência de docência são Austrália (27 anos), Coréia (29 anos) e Japão (30).

Já na lista de países que contam com diretores com menos experiência de trabalho estão França, Islândia, Sérvia, Cingapura, Suécia, Abu Dhabi, além do Brasil.

Acúmulo de função

Um outro dado interessante apresentado no relatório é que na grande maioria dos casos os diretores acabam assumindo outras funções dentro da escola, sendo que em alguns países eles costumam dividir o seu tempo entre a direção da escola e a sala de aula, o que causa uma série de reclamações de parte dos profissionais que afirmam não ter tempo de fazer todas as atividades necessárias.

Diretores de escola no Brasil possuem menos anos de experiência do que média da OCDE 2

Em compensação, alguns estudos também realizados pela mesma instituição demonstram que a experiência do diretor dentro da sala de aula ajuda o profissional a não perder o foco da escola que é o ensino, além de ajudar o dirigente a melhorar o seu relacionamento com os demais professores.