As crianças e os jovens que possuem dificuldade em lidar com as questões relacionadas a matemática podem ter recebido uma pouca quantidade de um determinado hormônio durante a sua gestação. Pelo menos esta pode ser uma explicação encontrada em uma nova pesquisa feita sobre o assunto.

Dificuldade na matemática pode estar relacionada a falta de hormônio na gestação 2

De acordo com as conclusões de um estudo feito por cientistas holandeses, crianças que possuem dificuldade em resolver questões lógicas de matemática podem ter esta deficiência em virtude de baixos níveis do hormônio tiroxina, produzido pela glândula tireoide da mãe durante a gestação.

De acordo com as informações que foram registradas durante a pesquisa, um grupo de cientista acompanhou a gestação de um grupo de mulheres e registrou os níveis de tiroxina durante a 12ª semana de gravidez. Depois disso os cientistas acabaram acompanhando as crianças até completarem cinco anos de idade.

Notas

Depois disso os cientistas acompanharam os resultados das notas que estas crianças tiravam tanto na matéria de português quanto de matemática. Na grande maioria dos casos, as crianças que nasceram de mães que registraram um baixo índice de tiroxina no organismo acabaram tirando notas mais baixas em matemática.

Dificuldade na matemática pode estar relacionada a falta de hormônio na gestação 3

A mesma diferença não foi percebida nos estudos em relação as notas que as crianças tiraram em provas de línguas. A ideia dos pesquisadores é continuar acompanhando este grupo de crianças com o objetivo de entender se este padrão de comportamento segue durante a sua vida adulta ou se existe alguma alteração.

Problemas

O hormônio tiroxina, que também é conhecido como T4, também está associado a outros problemas registrados em crianças quando a gestação não consegue produzir níveis considerados normais. É o caso de algumas deficiências no desenvolvimento mental, o que poderia afetar o aprendizado.

De acordo com os pesquisadores, caso a tese realmente seja comprovada, os pais poderão se preparar com antecedência para preparar as crianças melhor nos estudos de matemática quando os níveis de T4 forem baixos durante a gestação.