O ato de liderar pessoas é um grande desafio que exige diversas competências específicas. Afinal de contas, bem diferente do que se espera de um chefe, a autoridade, imposição de ordens e centralização de poder não são interessantes no mercado que atuamos hoje. Contar com uma postura de líder é fundamental, e esta não deve apenas privilegiar os resultados mas os caminhos para o alcançar.

A liderança é aprendida no dia a dia, acertando e diversas vezes errando também. Em contrapartida, além de fazer parte de um processo de aprendizagem, os erros podem permitir demonstrar a sua humanidade e humildade, aproximando assim você de sua equipe.

Criar sua marca pessoal, valorizar críticas de profissionais e ainda formar novos líderes são apenas algumas dicas para que você possa lidar com uma boa eficiência.

Procure liderar sempre por exemplos

É fundamental deixar as suas atitudes falarem mais alto do que suas palavras. Quanto ao comportamento e a atitude, procure não exigir das pessoas o que você mesmo costuma não fazer.

Gerencie as coisas e lidere as pessoas

O sistema de gestão tem tudo a ver com metas, recursos, processos, orçamentos, entre outras coisas. A liderança sempre procura dizer respeito as pessoas. Procure não tentar controlar as pessoas como se fossem coisas, mas procure as liderar através de relacionamentos que tenham a base de transparência e de confiança acima de tudo.

Seja e pratique a humildade sempre

Os líderes de maior sucesso contam com uma grande coragem e humildade para reconhecer e entender os seus erros, fracassos e seus pontos fracos, o que fará com que os outros possam se dispor a o ajudar. Se você for capaz de pedir desculpas, você será um líder que passa a mensagem de que busca por ações corretas, e que isto é uma prática natural, comum e principalmente constante.