Estão bem próximas de ocorrer a abertura das inscrições para o Enem e os vestibulares, e agora está na hora de focar e fazer o estudo começar a render. Mas por onde é melhor começar, e qual a melhor forma de estudar cada uma das disciplinas? Especialistas no assunto darão algumas dicas, e você terá acesso as melhores estratégias para encarar cada uma das matérias.

Faça sempre bons resumos

Sempre que for possível, faça resumos dos mais importantes conceitos envolvidos em física, entre eles a cinemática escalar e vetorial, a dinâmica, incluindo as leis de Newton e leis de conservação, o calor, bem como a temperatura e trocas de calor, as ondas, óptica geométrica e instrumentos ópticos e eletrostática, eletricidade e magnetismo.

Destaque as grandezas e as expressões

Em cada um dos resumos, procure destacar se houver uma expressão matemática que seja correspondente e identifique a sua grandeza física envolvida com a sua unidade em específico.

Relacione os conceitos

Comece a relacionar conceitos envolvidos, de forma que seja possível criar um mapa de conceitos que podem o ajudar significativamente.

Resolva os problemas

Sobre a resolução de problemas, é interessante sempre que possível destacar grandezas que já estejam presentes no problema com todas as suas respectivas unidades de medida. Ao se resolver a questão, vale a pena analisar as respostas, ou seja, procure visualizar se o valor de grandeza adquirida é algo coerente com as informações de seus problemas.

Procure variar na dificuldade do estudo

Para que você possa resolver questões de diversos graus de dificuldade, ou seja, questões fáceis, quando estas exigem somente a aplicação direta de um conceito ou fórmula, medianas, quando exigem capacidade de interpretação de enunciado em conjunto com aplicações de conceitos ou mesmo fórmulas e difíceis, quando estas exigem uma compreensão de textos apresentados em enunciado e aplicações de mais de uma área da física para resolver problemas.