Para quem quiser enfrentar os desafios de uma jornada dupla, sabe que é fundamental contar com uma boa dedicação e foco para não deixar o cansaço vencer. Você sabia que é possível conciliar os estudos e o trabalho de forma eficaz, incorporando hábitos simples a nossa rotina, desta forma fica mais fácil manter o rendimento em ambas as atividades, para isto veja algumas dicas.

Dicas para conciliar estudo e trabalho

Procure ser seu próprio gestor

Saiba que é possível otimizar o tempo, para isto você deverá se tornar seu próprio gestor, tente se imaginar como dono de uma empresa, você terá diversos departamentos que precisam ser coordenados da melhor forma possível, quais são as demandas de cada um, e aplique isto em sua vida todos os dias. É importante entender quais são os processos que são necessários cumprir para alcançar bons resultados nos estudos e no trabalho.

Entenda que tipos de recursos você precisa atingir estes resultados. Sejam materiais novos, mais tempo dedicado a uma tarefa determinada, livros específicos, se você pensar desta forma, faz com que você entenda sua rotina como um tipo de engrenagem que o estudo e o trabalho são complementares e não atividades que competem por sua atenção.

Procure estabelecer algumas prioridades

Dicas para conciliar estudo e trabalho

Procure estabelecer o que é uma prioridade, poderá ser revisar a matéria da próxima prova, ao invés de passar mais alguns minutos conversando com colegas de trabalho, ou ainda se dedicar a uma tarefa solicitada por seu chefe. Sabendo tudo o que deverá ser feito primeiro, você não correrá riscos de empacar na frente a uma listagem de tarefas intermináveis.

Uma outra dica é que as suas prioridades poderão mudar a cada semana, e é saudável que isto possa acontecer, o sinal de que você consegue equilibrar tarefas de estudo e de trabalho.

Faça um cronograma das suas atividades

Assim que determinar suas prioridades, é importante montar um cronograma com tarefas que sejam realizadas primeiro. Procure dividir em dias da semana, cada dia em horários determinados, vale a pena fazer um planejamento em uma cartolina e a colocar em um lugar visível. Assim você visualizará como será a sua semana, ficando mais fácil tanto agendar como adiar possíveis compromissos.