Dicas para conciliar a rotina de estudos e de trabalho
O que fazer para se sair bem nas aulas sem perder o foco no trabalho?
Por Rodrigo Duarte
Estudar e trabalhar ao mesmo tempo é a realidade de uma grande quantidade de pessoas. Não apenas aqueles que estão na faculdade, uma vez que existem muitos alunos que acabam fazendo estágios durante o seu ensino médio. Mas incluir uma jornada de trabalho pode acabar dificultando os estudos.
Confira algumas dicas para lidar com essa jornada dupla:
Resumo:
Aprenda a gerir o seu tempo
Antes de mais nada, é fundamental que o estudante entenda que vai ter menos tempo livre do que as pessoas que não trabalham. Portanto, ele deve aprender a gerir o seu tempo como se estivesse gerindo uma empresa ou uma atividade profissional. Será preciso tirar um momento para olhar a semana e visualizar os seus horários disponíveis e aqueles que estão comprometidos.
Crie um cronograma
A partir desta visualização, os estudantes devem criar um cronograma das suas atividades. O ideal é que este planejamento seja semanal, mas é possível que as pessoas criem um planejamento mais amplo mensal e vá apenas adaptando eles semanalmente. Não precisa ficar preso ao computador, caso não tenha intimidade com softwares que ajudam a montar esse tipo de planilha. Vá no básico, se necessário, e use o velho papel e caneta para fazer um quadro de tudo que precisa entregar, as datas, prazos e o que mais precisar detalhar.
Planeja seu tempo livre e suas atividades de lazer
Os tempos livres também devem ser previstos dentro do planejamento. Bem como as atividades de lazer. Dessa forma, os estudantes poderão saber quais serão seus turnos livres de lazer e quais estão comprometidos com outras atividades.
Elenque prioridades
Como o tempo será mais escassos, os estudantes vão precisar elencar as prioridades, especialmente nas questões de estudos em casa. Assim, crie um planejamento apenas para os estudos de reforço e coloque na lista aquelas matérias ou aqueles assuntos que são mais difíceis ou que exigem maior atenção.
Envolva familiares e amigos
Compartilhe suas metas e seu planejamento com familiares e amigos, para que eles possam ajudar o estudante a manter o foco.