Estudar e trabalhar ao mesmo tempo é a realidade de uma grande quantidade de pessoas. Não apenas aqueles que estão na faculdade, uma vez que existem muitos alunos que acabam fazendo estágios durante o seu ensino médio. Mas incluir uma jornada de trabalho pode acabar dificultando os estudos.

Dicas para conciliar a rotina de estudos e de trabalho

Confira algumas dicas para lidar com essa jornada dupla:

Aprenda a gerir o seu tempo

Antes de mais nada, é fundamental que o estudante entenda que vai ter menos tempo livre do que as pessoas que não trabalham. Portanto, ele deve aprender a gerir o seu tempo como se estivesse gerindo uma empresa ou uma atividade profissional. Será preciso tirar um momento para olhar a semana e visualizar os seus horários disponíveis e aqueles que estão comprometidos.

Crie um cronograma

A partir desta visualização, os estudantes devem criar um cronograma das suas atividades. O ideal é que este planejamento seja semanal, mas é possível que as pessoas criem um planejamento mais amplo mensal e vá apenas adaptando eles semanalmente. Não precisa ficar preso ao computador, caso não tenha intimidade com softwares que ajudam a montar esse tipo de planilha. Vá no básico, se necessário, e use o velho papel e caneta para fazer um quadro de tudo que precisa entregar, as datas, prazos e o que mais precisar detalhar.

Planeja seu tempo livre e suas atividades de lazer

Dicas para conciliar a rotina de estudos e de trabalho

Os tempos livres também devem ser previstos dentro do planejamento. Bem como as atividades de lazer. Dessa forma, os estudantes poderão saber quais serão seus turnos livres de lazer e quais estão comprometidos com outras atividades.

Elenque prioridades

Como o tempo será mais escassos, os estudantes vão precisar elencar as prioridades, especialmente nas questões de estudos em casa. Assim, crie um planejamento apenas para os estudos de reforço e coloque na lista aquelas matérias ou aqueles assuntos que são mais difíceis ou que exigem maior atenção.

Envolva familiares e amigos

Compartilhe suas metas e seu planejamento com familiares e amigos, para que eles possam ajudar o estudante a manter o foco.