Como em todas as cidades o trânsito sempre fez parte do cotidiano de muita gente, seja ele com 1 km de congestionamento seja com 40 km.

A palavra Transito significa a utilização das vias (ruas) para a livre circulação de veículos, e para que esses veículos andem em conformidades e para que não haja desordem no trafego, foram criadas as Leis de trânsito, que regulamentam o andamento dos veículos e as Leis de estrada que são aquelas que regem tanto as regras quanto as leis que foram acontecendo ao longo dos tempos.

Elas começaram a entrar em vigor em território nacional a partir de 1997 e está regulamentado pela lei nº 9.503 que implantou o código nacional de trânsito.

O trânsito no mundo pode ser separado em 2 (duas) classes diferentes, mas que partilham do mesmo direito de limite de velocidade (de acordo com a restrição de cada um).

  • Motorizado (Carros, Caminhões)
  • Não-motorizado (bicicletas, pedestres, carroças)

Além disso, existem órgãos específicos que são responsáveis pelos diferentes setores como, por exemplo, o DETRAN, COTRAN que fazem a manutenção, fiscalização e organização dos meios de transporte da cidade.

Sinais de Trânsito

Para organizar o tráfego de carros, foram criados os sinais de trânsito, placas que auxiliam na direção, que controlam, informam e orientam sobre a circulação de veículos. As placas de trânsito estão classificadas em sinais. Veja os exemplos:

Sinais

Exemplos

Verticais

Placas de Sinalização

Horizontais

Marcas viárias (faixa de pedrestre)

Dispositivos de sinalização auxiliar

Tachas, Cones, Tachões, Cavaletes

Luminosos

Semáforo

Sonoros

Silvos de apito

Gestos do agente de trânsito e do condutor

Sinais com os braços do PM e condutor.

Além disso, as placas estão classificadas em: Regulamentação (pare, dê a preferência etc). Advertência (a maioria em formato retangular, amarela e preta) e as de Indicação que têm diversos formatos, símbolos que servem como o próprio nome já diz, indicar, orientar e a quilometragem a ser percorrida por certo veículo.

Infrações

Existem algumas infrações de transito consideradas GRAVÍSSIMAS, entre elas está DIRIGIR VEICULO S/ POSSUIR CARTEIRA OU PERMISSAO PARA DIRIGIR; PROMOVER NA VIA COMPETICAO, EVENTOS, ETC S/ PERMISSAO. *Se você quiser ver a tabela completa de infrações de transito pode clicar aqui

A educação no trânsito não é só um ato de amor, mas de respeito à vida das outras pessoas, por isso, que existem tantas campanhas para mobilizar as pessoas de que por mais que existam as leis, é necessário haver colaboração das pessoas em relação a isso, pois o trânsito pode salvar como tirar a vida de alguém!