Foram divulgados os dados referente ao desempenho dos estudantes da rede pública estadual de ensino de São Paulo, através do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), bem como dos dados que constam no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp).

Desempenho de alunos da rede estadual de SP ainda está longe da meta

De acordo com as informações que foram divulgadas, a média dos estudantes de todas as etapas do ensino estadual aumentou quando comparada com os anos anteriores, mas ainda está muito abaixo das metas. Ume exemplo é o desempenho dos concluintes do ensino fundamental, que terminam com o desempenho esperado pelos estudantes do 6º ano.

Nos anos iniciais do ensino fundamental (de 6 a 10 anos), o Idesp relativo a 2018 ficou em 5,55. Na edição passada, era de 5,33. A meta para 2030 nessa etapa é 7. Nos anos finais do ensino médio (alunos de 11 a 14 anos), o índice ficou em 3,35, ante 3,21 na divulgação passada. A meta para 2030 é de 6.

Já no ensino médio (de 15 a 17 anos), considerada a etapa mais crítica do ensino em todo o Brasil, o Idesp de 2018 ficou em 2,46, ante 2,36 em 2017. A meta para essa etapa é de 5. O ensino médio acaba sendo o principal problema, uma vez que quase metade dos alunos que se formam nessa etapa ficam abaixo do rendimento esperado em matemática, por exemplo.

Desempenho de alunos da rede estadual de SP ainda está longe da meta

Além disso, cerca de 45% dos alunos do ensino médio não conseguem identificar a finalidade de um texto, o que também denota problemas claros com a aprendizagem da língua portuguesa.

O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, afirma que alguns índices podem ser considerados como preocupantes. “Vemos que São Paulo tem tido um crescimento lento. Temos de acelerar a melhoria dos resultados”, disse Rossieli.