O Inep confirmou nesta semana a mudança na data da aplicação das provas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). De acordo com as informações que foram pelos responsáveis pelas provas, a mudança na data aconteceu em função da pandemia do coronavírus.

Datas da aplicação do Revalida 2020 são alteradas

Seguindo o que foi apontado como o novo calendário, as provas da primeira fase passarão a ser realizadas no dia 6 de dezembro. A mudança de datas vai acabar fazendo com que a instituição responsável tenha que alterar todo o edital, documento que ainda será publicado novamente.

Ainda de acordo com o Inep, a prova já está em desenvolvimento pela Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM), e os membros devem elaborar a diretriz e a matriz do exame.

O Revalida é um importante exame obrigatório para médicos que se formam do Brasil, sendo que ele deve ser feito tanto por brasileiros quanto por estrangeiros. A partir da aprovação neste exame os médicos ganham a autorização para exercer a medicina em nosso país.

Datas da aplicação do Revalida 2020 são alteradas

O processo como um todo acontece em duas fases diferentes, sendo uma delas teórica e outra prática. Na primeira etapa os participantes passam por uma prova teórica, dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Na parte da manhã serão 100 questões objetivas e na parte da tarde, cinco questões discursivas. As questões abordam temas como Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública.

Os aprovados partem para a segunda etapa, mais prática, na qual eles devem passar por um processo de avaliação em uma estação clínica. Além disso, eles também devem passar por 10 anamneses (entrevistas), para diagnóstico inicial da doença em pacientes que simulam uma série de sintomas variados. Para essa nova etapa, as datas ainda não foram divulgadas.