A grande maioria dos alunos e dos estudantes que estão visando entrar em uma universidade de ponta sabem que algumas delas acabam tendo uma concorrência muito grandes. É o caso dos cursos da USP – Universidade de São Paulo. Pela primeira vez a instituição reservou parte das suas vagas para o Sistema de Seleção Unificada, que permite com que estudantes que tenham feito o ENEM concorram com a sua nota, sem precisar passar pelo temível vestibular.

Cursos da USP têm menos inscritos do que vagas no Sisu 2016

Mas no momento da divulgação da última nota de corte antes do encerramento das inscrições, que acontece nesta última quinta-feira, pelo menos 19 cursos da USP apresentavam mais vagas do que candidatos inscritos. Desta forma, estariam sobrando vagas para cursos oferecidos pela USP.

Uma das possíveis explicações para este fenômeno é o fato de que a USP exigiu que os estudantes tirassem uma nota mínima no ENEM para que ele conseguisse concorrer aos seus cursos. Desta forma, quando os alunos que não tinham obtido esta pontuação tentavam fazer sua inscrição, o sistema bloqueava automaticamente.

Um dos cursos que tinha vagas sobrando era o de Odontologia para o campus e Ribeirão Preto. Haviam 8 vagas para ampla concorrência (sem cotas) mas até o momento da divulgação da nota de corte ainda não haviam 8 inscritos.

Cursos da USP têm menos inscritos do que vagas no Sisu 2016 2

De acordo com as informações que foram divulgadas pela USP, para que os alunos tivessem sua inscrição liberada, eles teriam que ter atingido um total de 700 pontos no Enem, no mínimo.

Outros cursos que estavam com vagas sobrando eram engenharia agronômica (40 vagas), engenharia florestal (8 vagas) e gestão ambiental (8 vagas) do campus de Piracicaba.