Recentemente a Rede Emancipa divulgou a abertura das inscrições para seus cursinhos populares pré universitários e gratuitos. A partir disto, a oferta de vagas é equivalente de 5 mil oportunidades para pelo menos 32 unidades localizadas em 19 cidades, os estados atendidos pelo processo são Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, entre outros.

Como realizar as inscrições?

Para realizar as inscrições é muito simples, estas podem ser realizadas através do portal da Rede Emancipa, de acordo com os prazos estabelecidos nas unidades escolhidas. A partir disto, os candidatos precisam comparecer a aula inaugural unificada, com documentos em mãos como RG, para garantir desta forma a sua matrícula.

Na cidade de São Paulo, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 de março, junto disto, a aula inaugural deverá acontecer no turno da manhã, no Vão Livre do MASP, próximo ao Metrô Trianon MASP.

Mesmo não havendo processo de seleção, será realizado um sorteio quando a procura exceder o número de vagas. Existe uma prioridade para os alunos, e para ex alunos das escolas públicas e candidatos que não forem sorteados acabam entrando em lista de espera.

Sobre as aulas

Com relação as aulas, estas devem ser ministradas entre os meses de março a novembro no horário da manhã ou da tarde. Os cursinhos por sua vez, como São Gonçalo II e Antônio da Costa Santos, devem funcionar de segunda a sexta feira no horário dás 19 ás 21hs.

Todo o material didático é elaborado por cada cursinho em conjunto com os professores e coordenadores. Na maioria das situações, as apostilas são impressas e devidamente distribuídas para participantes sem custos.

As aulas são oferecidas de forma voluntária por professores já formados e estudantes universitários de diversas instituições com um foco em conteúdo exigido pelo Enem e outros vestibulares.