O Banco Mundial divulgou um relatório sobre o cenário da educação no mundo, onde destaca Cuba como tendo o melhor sistema educativo da América Latina e do Caribe. Os dados constam em um relatório intitulado: Professores Excelentes: Como melhorar a aprendizagem na América Latina e no Caribe.

Dentre as conclusões apresentadas no relatório do Banco Mundial o principal destaque, em termos de avaliação global no continente sul-americano e na região do Caribe é a baixa qualidade média dos professores, sendo que este é apontado como um dos principais impeditivos para uma melhora significativa nos índices de educação locais.

O relatório aponta que os professores possuem uma má formação, culpa das instituições de nível superior que não seriam adequadamente preparadas, e também perdem muito tempo com outras atividades dentro das escolas, sendo que apenas 65% do seu tempo de trabalho, em média, é dedicado exclusivamente ao ensino em sala de aula.

Destaque para Cuba

Cuba tem o melhor sistema educativo da América Latina e Caribe de acordo com o Banco Mundial 2

O relatório aponta ainda que a grande exceção do continente é Cuba. Sobre a ilha, o relatório fala o seguinte: “na atualidade, nenhum sistema escolar latino-americano, com a possível exceção de Cuba, está perto de mostrar os parâmetros elevados, o forte talento académico, as remunerações altas ou, ao menos, adequadas e a elevada autonomia profissional que caracteriza os sistemas educativos mais eficazes do mundo, como os da Finlândia, Singapura, Xangai (China), da República da Coreia, dos Países Baixos e do Canadá”.

O relatório aponta ainda que o sistema de educação tem sido prioridade desde o ano de 1959, tendo um corpo docente de alto nível, sendo que boa parte desta qualidade vem do investimento que a ilha dedica a educação, sendo que 13% do orçamento nacional é dedicado para a educação.