O Ministério da Educação encerrou esta semana a consulta pública que estava sendo realizada pela internet sobre o novo formato para o Enem. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo, foram recebidas 36.582 sugestões pela plataforma.

Consulta sobre novo formato do Enem recebe mais de 36 mil sugestões

A partir de agora, pelos próximos dois meses, o Ministério da Educação vai tabular todos os dados e apresentar posteriormente os principais pontos.

A consulta pública foi realizada com o objetivo de consultar a população sobre os pontos que podem ser levados em consideração na hora da mudança do formato do Enem. A proposta do governo é tornar a prova 100% digital, com os alunos respondendo as questões diante de computadores e podendo prestar o exame durante o ano inteiro, e não apenas em um único final de semana.

Mais seguro e ágil

Consulta sobre novo formato do Enem recebe mais de 36 mil sugestões 2

Na consulta as pessoas poderiam dar sugestões de como tornar o Enem mais efetivo na vida dos estudantes. A proposta do Enem digital ganhou força nos últimos meses, especialmente depois que o ministro Cid Gomes assumiu a pasta. A ideia permite dar mais agilidade ao processo, ao mesmo tempo que torna a execução mais barata.

A prova seria feita a partir de um banco de dados com milhares de questões disponíveis, que seriam sorteadas aleatoriamente, de acordo com alguns critérios, para formar uma prova única e específica. Este banco de dados seria aberto, para que os estudantes possam estudar a partir de questões que podem estar na sua prova.