O curso de Pedagogia é, atualmente, o curso de nível superior que mais cresce na modalidade EaD. As informações que foram divulgadas em um levantamento publicado nesta semana pelo site Quero Bolsa, com base no Censo Superior de Educação.

Conheça os cursos superiores EaD que mais ganham alunos no Brasil

A modalidade a distância é a que mais cresce no Brasil e está se consolidando como uma das opções mais interessantes para os alunos que não conseguem, ou não querem, estudar seguindo o formato tradicional de curso. A quantidade de estudantes inscritos em cursos EaD já passa de 2 milhões, representando mais de 24% da quantidade total de estudantes de graduação matriculados.

O censo também apresenta alguns outros dados sobre o setor de uma forma geral. Entre os anos de 2017 e 2018, a modalidade EaD acabou sendo a responsável pela variação positiva no número de matrículas no ensino superior. Neste período, a alta registrada de estudantes matriculados foi de 27,9%. Já os cursos de nível superior na modalidade presencial tiveram uma queda de 3,7%.

Quando os dados levam em consideração a última década, de 2008 a 2018, o número de matrículas em ensino superior à distância triplicou (196,6%) no Brasil enquanto a alta nas matrículas em cursos presenciais subiu apenas 10,6%.

Conheça os cursos superiores EaD que mais ganham alunos no Brasil

Mesmo com essa grande quantidade de estudantes preferindo os cursos EaD, a quantidade de vagas oferecidas pelas instituições de ensino é muito menor do que a modalidade presencial. Apenas 10% das graduações atualmente são oferecidas na modalidade EaD.

Na hora de escolher o curso, a grande maioria dos estudantes EaD optam por fazer algum curso na área de licenciatura. Já o bacharelado segue sendo a opção mais recorrente para os estudantes que se matriculam nos cursos presenciais.

Confira os cursos que mais cresceram no EaD brasileiro:

1º – Pedagogia (221.020 novos alunos)

2º – Administração (131.754)

3º – Ciências Contábeis (71.630)

4º – Gestão Pessoal / RH (70.005)

5º – Educação Física (51.772)

6º – Serviço Social (42.153)

7º – Educação Física – Licenciatura (37.938)

8º – Gestão de Negócios (36.702)

9º – Sistemas de Informação (35.461)

10º – Gestão Logística (35.106)