Pagar os estudos em uma universidade privada não é para qualquer um. Mesmo com o aumento considerável de pessoas dentro dos ambientes universitários nos últimos anos, a grande maioria da população brasileira ainda não consegue pagar uma mensalidade de uma universidade privada, por exemplo.

Conheça opões de financiamento de curso superior

Mas as opções de financiamento podem acabar se tornando interessantes para os alunos que desejam cursar um determinado curso em uma instituição privada mas que não conta com os recursos necessários para pagar as parcelas mensalmente. Basicamente os estudantes pagam apenas quando o curso termina.

Confira algumas opções de financiamento de ensino superior que podem ser encontradas no Brasil hoje em dia:

Fies

Este talvez seja o programa de financiamento estudantil de nível superior mais famoso do Brasil. É mantido pelo Governo Federal e oferece basicamente duas modalidades: sem juros e com juros. Os estudantes precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio e participar do processo seletivo, que a acontece online.

PraValer

Conheça opões de financiamento de curso superior

Essa é uma modalidade de financiamento privada. Para participar é necessário ter um fiador com renda superior a um salário mínimo ao mês e que não tenha o nome no SPC/Serasa. As mensalidades do semestre são pagas totalmente pelo fundo e o aluno tem até seis meses após o semestre para pagar a sua dívida.

Financiamento bancário

As pessoas também podem recorrer ao financiamento diretamente com o banco para conseguir o dinheiro necessário para pagar as parcelas. Muitas instituições bancárias acabam oferecendo linhas de crédito que são próprias pra isso. Mas os critérios geralmente variam de banco para banco e depende do histórico do cliente.