A hora de estudo exige uma dedicação mental de parte dos alunos, especialmente aqueles que podem apresentar alguma dificuldade maior para fixar o que está sendo estudado. Existem diversos fatores que podem dificultar este momento, tais como problemas de concentração, ansiedade, cansaço, desânimo, dentre outros.

Conheça algumas técnicas para fixação de conteúdo

Todos estes fatores podem acabar fazendo com que todo o conteúdo que está sendo visto ao longo das horas de estudo simplesmente não fique fixados. E isso ocasiona os temíveis “brancos” que muitos estudantes possuem na hora das provas e dos testes.

Confira algumas dicas para evitar este tipo de problema:

Respeitando o tempo

Além de entender qual o momento do dia o corpo está mais preparado para os estudos, uma vez que os organismos costumam ter diferentes relógios biológicos, é importante ficar atento ao tempo de estudo. Pesquisas mostram que o cérebro acaba tendo mais facilidade para reter as primeiras e as ultimas informações, por isso dividir os estudos em blocos de 20 ou 30 minutos, dando uma pausa de 10 minutos entre eles, pode acabar sendo mais eficiente.

Teoria na prática

Conheça algumas técnicas para fixação de conteúdo

Uma outra dica importante é tentar criar uma abordagem que permita com que o conteúdo seja, de alguma forma, relacionado com a realidade na qual as pessoas vivem. Dessa forma, elas poderão acessar estes conteúdos de uma forma mais rápida e direta.

Testar abordagens

Da mesma forma como as pessoas costumam se mostrar mais dispostas em horários do dia diferentes, também existe uma variabilidade em relação as abordagens. De uma forma geral, elas podem funcionar de formas diferentes, dependendo de cada um. Por isso, o ideal é testar diferentes métodos para saber com o qual ela mais se identifica. Mas é importante que isso seja feito com algum período de antecedência em relação a prova ou teste em questão.