O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira, dia 29 de abril, o edital completo das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente a este ano de 2022. O documento oficializa todas as informações e as regras que serão aplicadas para a próxima edição desta que é considerada como uma das provas mais importantes da vida dos estudantes, incluindo o calendário completo.

Confirmadas datas de inscrições para o Enem 2022

De acordo com as informações que foram publicadas neste documento, os estudantes interessados em participar das provas deverão fazer suas inscrições entre os dias 10 e 21 de maio. Aqueles estudantes que não conseguirem o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão pagar o valor de R$ 85, sendo que o prazo máximo do boleto é dia 27 de maio.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição já foram recebidos pela organização da prova, e as justificativas de ausências de candidatos que ganharam a gratuidade, mas não puderam comparecer às provas também já foram aceitas.

Confirmadas datas de inscrições para o Enem 2022

O documento também confirma as datas nas quais os candidatos deverão se apresentar para fazer as provas do Enem 2022, que, seguindo os modelos dos anos anteriores, vai ser aplicada em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro em diversas cidades do Brasil. Os candidatos poderão optar tanto pela modalidade convencional, com as provas impressas, como de forma digital.

A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.

Veja abaixo a distribuição das provas:

  • 13/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
  • 20/11, das 13h às 18h30:  45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza