Você sabe qual foi a palavra do ano? Este é um levantamento que costumeiramente é feito pelo dicionário da editora Merriam-Webster, nos Estados Unidos. Para esta publicação, a palavra eleita neste ano de 2016 foi “surreal”. Para chegar nesta conclusão, foram feitas diversas analises com relação a quantidade de vezes que as palavras foram buscadas ao longo do último ano.

Ainda de acordo com a pesquisa feita pela editora, diversos acontecimentos que marcaram o ano de 2016 acabaram por definir a palavra surreal como a mais importante do ano, tais como a vitória de Donald Trump na corrida para o cargo de presidente dos Estados Unidos e também os diversos atentados terroristas que aconteceram ao longo do ano que passou.

De acordo com a definição apresentada pelo próprio dicionário, a palavra surreal pode ser definida como algo marcado pela intensa realidade irracional de um sonho. De acordo com o levantamento feito, em diversos momentos a palavra teve picos de procura, levando em consideração buscadores como o Google.

O primeiro pico de buscas aconteceu nos dias dos atentados em Bruxelas, que aconteceram no mês de março deste ano de 2016. Na ocasião, 32 pessoas acabaram morrendo e outros três terroristas também acabaram perdendo a vida.

Outro pico de buscas que foi identificado também da mesma palavra foi em julho, depois da tentativa de golpe na Turquia e também o ataque terrorista em Nice, na França. Na ocasião, um homem atirou um caminhão contra um grupo de pessoas que assistiam a queima de fogos em razão das comemorações da queda da bastilha.

Mas em nenhum outro momento a palavra foi tão buscada quando os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos foram reveladas, confirmando a vitória de Donald Trump, que assume o cargo mais poderoso do planeta no ano de 2017.