Todos os estudantes que contam com o Financiamento público para o ensino superior, o Fies, devem passar pelo procedimento de aditamento de contrato semestralmente. O compromisso é de fundamental importância, pois somente assim a entidade repassa a verba referente ao pagamento das mensalidades para as instituições de ensino particulares, que por sua vez liberam a matrícula e os estudos do aluno para aquele referido semestre.

prazos aditamento fies

Nesta semana o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que administra os contratos e os recursos destinados aos financiamentos, fixou prazos para a realização dos aditamentos dos contratos semestrais. De acordo com as informações que foram divulgadas, o calendário e as decisões são referentes aos dois semestres de 2012 e 2013 e o primeiro semestre de 2014.

A renovação dos contratos deve ser solicitada até o dia 15 de julho para os semestres de referência de 2012, e até o dia 31 para os semestres de 2013 e o primeiro semestre de 2014.

Entenda melhor os aditamentos

prazos aditamento fies 2

Os estudantes precisam aditar seus contratos semestralmente, sendo que quando isso não é feito os estudantes correm o risco de terem seus contratos cancelados. Nos aditamentos simplificados, os estudantes precisam apenas atualizar os seus dados pessoais e também o valor da semestralidade com base nas informações concedidas pela instituição de ensino.

Já os aditamentos não simplificados devem ser realizados quando existe uma alteração mais profunda no contrato, como por exemplo quando as pessoas precisam alterar as informações de renda do fiador ou quando existe uma mudança de estado civil do estudante, dentre outras situações.

Neste caso o sistema acaba gerando um documento que deve ser preenchido pelos estudantes com todas as modificações e posteriormente este mesmo documento deve ser levado ao banco para que o aditamento seja finalizado.

Para realizar o aditamento os estudantes devem entrar no site oficial do Fies.