O terrível momento da entrevista de empego já foi muito estudado por especialistas de diversas áreas, sendo considerado algo muito estressante. Afinal de contas, muitas coisas estão em jogo naquele momento para a pessoa que está procurando por uma oportunidade de trabalho, ainda mais quando estamos falando daquele emprego tão almejado.

Confira os principais cuidados que devem ser tomados em uma seleção

Para conseguir passar uma boa imagem para aquela pessoa que está fazendo a avaliação, a dica é investir no chamado marketing pessoal e vender a melhor versão da pessoa que está pleiteando a oportunidade.

A entrevista é uma das etapas mais presentes em um processo seletivo, sendo que, em muitos casos, acaba sendo apenas a única fase. Ou seja, é tudo ou nada quando se está cara a cara com aquelas pessoas que possuem o poder de escolher quem vai e quem não vai assumir aquela vaga.

Durante a fala, os recrutadores querem conhecer a pessoa, mas não são apenas as respostas que importam. Todos os momentos da entrevista acabam sendo importantes para que as pessoas saibam quem é aquele indivíduo.

Confira os principais cuidados que devem ser tomados em uma seleção

Confira algumas dicas para conseguir se dar melhor nessa etapa da seleção:

– Invista sempre naqueles momentos que não exigem fala, mas sim gestos. É o caso da postura adotada durante a entrevista, o sorriso sincero e até mesmo o momento do aperto de mão é importante.

– O discurso sempre deve surgir como algo natural, portanto nada de robotizar ou tentar memorizar aquelas respostas prontas e padronizadas.

– Por outro lado, ter certeza daquilo que se está falando e lembrar informações importantes, como aquelas relacionadas com a vida profissional. Saber responder sobre as experiencias anteriores, os motivos das saídas, os tempos de ócio, etc.

– Levar informações sobre a empresa também é importante, mas é preciso saber os momentos para usar. Elas devem ser sacadas apenas para responder aos questionamentos, e não para “forçar” um falso interesse por parte do candidato.