Foram publicadas nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, os novos prazos para a renovação dos contratos firmados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os novos prazos foram confirmados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e serão aplicados para todos os contratos referentes aos 1º e 2º semestres de 2013 e ao 1º semestre de 2014.

Confira os novos prazos para renovação dos contratos do Fies

De acordo com as informações que foram divulgadas, todos os contratos que são referentes ao primeiro semestre letivo de 2013 poderão receber renovação, suspensão, transferência ou encerramento até o dia 15 de outubro. Os contratos do segundo semestre de 2013 e do primeiro semestre de 2014 podem ser renovados, suspensos, transferidos ou encerrados até 30 de outubro.

Vale lembrar que os estudantes também precisam realizar os aditamentos dos seus contratos. Atualmente o procedimento pode ser feito pela internet, através do site do Fies.

Como funcionam os aditamentos

Os contratos de financiamento estudantis devem ser renovados semestralmente, sendo que este procedimento é chamado de aditamento. Existem basicamente dois modelos diferentes de aditamento que podem ser realizados.

Confira os novos prazos para renovação dos contratos do Fies 2

No simplificado os estudantes precisam apenas atualizar os seus dados pessoais na ferramenta disponível no site do Fies e também atualizar o valor da semestralidade. Mas esta atualização não pode nunca ter impacto no valor total do contrato.

Existem também as renovações completas, quando os estudantes precisam alterar a renda do fiador, mudar o estado civil de qualquer uma das partes citadas no contrato ou ainda quando existe uma mudança no valor global do contrato. Neste caso o sistema gera um documento que deve ser levado ao banco pelos estudantes para que o aditamento seja processado.