Os estudantes que estão devidamente inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2015, marcado para acontecer no próximo final de semana, devem ficar atentos aos itens que devem ser levados no dia da prova. Afinal de contas, ninguém deseja perder o exame por causa de algum tipo de esquecimento.

Confira os itens obrigatórios para o ENEM

Um item básico que deverá ser apresentado pelo candidato no momento da entrada na sala de provas é o documento de identificação original e com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. No edital da prova existe uma relação completa de todos os documentos aceitos.

Caso a pessoa acabe perdendo o seu documento, ou então seja assaltada, será preciso apresentar no local um boletim de ocorrência, que deve ter sido expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

Além do documento, é obrigatório que todo o estudante entre dentro da sala de provas com uma caneta. Ela deve ser de tinta preta e fabricada com material transparente. O motivo da cor preta, de acordo com o Inep, é o fato de que o cartão não consegue ler outras cores de tinta de caneta.

Itens recomendados

Confira os itens obrigatórios para o ENEM 2

Apesar de não ser obrigatório, a organização do ENEM recomenda que os candidatos levem a sua confirmação de inscrição. Elas devem ser impressas diretamente do site do ENEM, uma vez que este ano não houve envio pelos correios. Neste cartão estão informações importantes, como endereço, número da sala da prova, etc.

O que não pode

Também é sempre importante, para o candidato, ficar atento aos itens que não podem ser levados. Não é possível entrar na sala com lápis, lapiseira, borrachas, caneta que não seja de material transparente, livros, manuais, impressos e anotações.

Dentro da sala os alunos também não podem usar acessórios como escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Também não é permitido portar armas dentro do local de provas. Os candidatos também não poderão qualquer dispositivo eletrônico na prova, sendo que os celulares serão lacrados.