Foi publicado pelo Ministério da Educação nesta semana as regras que serão utilizadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o ano de 2019, juntamente com o Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES), também referente ao ano que vem. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União, a maior parte do dinheiro vai para cursos na área da saúde.

Confira os cursos prioritários do Fies 2019

O documento afirma que as mesorregiões que tenham o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) tenham prioridade ao receber os recursos. Portanto, as pessoas que pretendem estudar nesses lugares terão mais facilidade para encontrar ofertas de financiamento dos cursos de nível superior. A ação beneficia principalmente as regiões Norte e Nordeste.

Nos cursos de Medicina, serão disponibilizadas todas as vagas dentro dos limites definidos no Termo de Participação de cada mantenedora. O FIES 2019 também vai priorizar cursos das áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior. Os cursos dessas áreas ficarão com 60% das regras.

Confira os cursos prioritários do Fies 2019

Além disso, as novas regras do financiamento ainda definem que as instituições de ensino superior com conceito 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior seguem recebendo mais vagas. Faculdades com conceito 5 ficam com 35% das vagas, conceito 4 com 30%, conceito 3 com 25% e para os cursos recém-autorizados serão destinados 10% dos financiamentos.

Todas essas definições foram criadas a partir das novas regras definidas para o Fies e que direciona os recursos de financiamento para as áreas nas quais se precisa de um maior desenvolvimento. Lembrando que o programa prevê que os estudantes paguem apenas valores simbólicos durante a faculdade, mas precisam quitar todo o seu débito posteriormente, através de um parcelamento da divida total.