Dentre as mudanças que estão sendo promovidas com a nova Base Nacional Comum, documento que padroniza o conteúdo que deve ser repassado aos estudantes durante o ensino fundamental e médio, as artes acabam se tornando um caso à parte. De uma forma geral, a nova base torna os alunos como os protagonistas do processo de ensino das artes das escolas.

Confira o que muda no ensino da arte com a BNCC

A ideia é que os estudantes ajudem a definir os temas que serão tratados dentro de sala de aula e também se sintam mais livres para criar. O papel do professor, nestas aulas, será mais do que nunca observar e incentivar o trabalho dos estudantes, que pode acabar seguindo por caminhos diferentes daqueles planejados antecipadamente.

Um dos principais pontos é o que incorpora as Artes Integradas como unidade temática. Além da Música, Teatro, Dança e Artes Visuais, as Artes Integradas foram incluídas. A ideia é que os alunos explorem as relações entre as diferentes linguagens e suas práticas.

Confira o que muda no ensino da arte com a BNCC

Como os estudantes devem assumir este papem de protagonismo no ensino de matemática, os professores devem ter a sensibilidade para saber o momento em que eles realmente devem direcionar o conteúdo dentro da sala. A ideia é que os professores consigam lançar um tema sobre o qual as crianças devam refletir e pesquisar, até que elas mesmas sejam capazes de construir suas próprias produções.

Além disso, os professores devem estar cientes das seis dimensões do conhecimento que estão previstas no ensino das artes dentro da nova Base: Criação, Crítica, Fruição, Estesia, Expressão e Reflexão: as três últimas são novidades da Base.

Fonte: Nova Escola