Foi liberada na manhã desta segunda-feira, dia 16 de dezembro, a lista com os aprovados em 1ª chamada no processo seletivo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), referente as vagas que foram abertas para o 1º e para o 2º semestre de 2020.

A lista dos aprovados na UFRGS pode ser encontrada no site da Universidade.

Os procedimentos de matrículas dos aprovados iniciam no dia 17 de dezembro, e são divididos em duas etapas. Na 1ª fase os candidatos devem realizar alguns procedimentos on-line. Através do Portal do Candidato os aprovados podem enviar alguns documentos que são solicitados, sendo que a lista depende da modalidade de acesso. Estes passos precisam ser concluídos até o dia 23 de dezembro.

Depois disso, aqueles que conseguiram fazer a matrícula online deverão se apresentar para fazer a confirmação da matrícula presencialmente. Neste caso, as datas ainda serão divulgadas, sendo que o calendário completo deve ser publicado até o dia 31 de dezembro.

Como foi a prova da UFRGS

As provas da Federal do Rio Grande do Sul aconteceram em dois finais de semana, nos dias 23 e 24 de novembro e 30 de novembro e 1º de dezembro. No primeiro dia os candidatos passaram pelas questões de Física, Literatura e Língua Estrangeira. No segundo dia de provas os candidatos enfrentaram as questões de Língua Portuguesa e Redação. O terceiro dia de provas foi reservado para as questões de Biologia, Química e Geografia e no último dia os candidatos responderam as questões de Matemática e História.

O índice de abstenção final do vestibular ficou em 19,83%, totalizando 21.337 presentes. Foram oferecidas 3.980 vagas para o ingresso em 2020, sendo 2.582 para o primeiro semestre e 1.398 para o segundo.