Foi liberada nessa semana a lista com os aprovados em 1ª chamada no processo seletivo vestibular da Universidade Federal do Paraná, referente as vagas que foram abertas para o ano de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos aprovados devem realizar as suas matrículas entre os dias 25 e 27 de janeiro, e entre 1º e 3 de fevereiro.

Confira o listão dos aprovados no Vestibular 2019/2020 da UFPR

A lista pode ser conferida no site da UFPR.

No site acima os candidatos podem encontrar o Guia do Candidato, que conta com todas as informações necessárias para que as pessoas consigam realizar suas matrículas, inclusive a lista completa com os documentos que precisam ser apresentados no momento da inscrição.

Para este processo seletivo, foram oferecidas 5.628 vagas, sendo que elas estão divididas em 129 cursos diferentes. Do total de vagas que foram oferecidas, 50% é destinado aos estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública.

Os cursos são oferecidos nas cidades de Curitiba, Jandaia, Matinhos, Palotina, Pontal e Toledo. Apenas Terra Roxa tem oferta em graduação a distância (EaD).

Como foi a prova

Confira o listão dos aprovados no Vestibular 2019/2020 da UFPR

A prova da UFPR aconteceu em duas etapas diferentes. A 1ª fase aconteceu no dia 27 de outubro. Na ocasião, os candidatos tiveram que responder a um caderno contendo 90 questões objetivas de conhecimentos gerais (12 de português, 6 de literatura, 5 de filosofia, 5 de sociologia, 8 de língua estrangeira, 9 de matemática, 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 9 de história e 9 de geografia).

Já a 2ª fase aconteceu entre os dias 24 e 25 de novembro, composta por uma prova de compreensão e produção de textos e uma outra prova contendo questões discursivas especificas de acordo com a área do curso escolhida. Além disso, candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Produto e Música tiveram que fazer uma prova de habilidades específicas.