O Ministério da Educação divulgou nesta semana as informações com o cronograma completo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o 1º semestre de 2020. O processo seletivo reúne milhares de ofertas de vagas em cursos de nível superior em dezenas de universidades públicas espalhadas pelo Brasil.

Confira o cronograma do SiSU 2020/1

Assim como aconteceu nas outras edições, esta seleção é destinada apenas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em sua edição de 2019. As provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Além de ter feito as duas provas, os candidatos também não podem ter zerado a nota de redação para conseguir se candidatar.

As inscrições vão acontecer entre os dias 21 e 24 de janeiro, ou seja, até essa data o Inep já deve ter divulgado os resultados finais do Enem para todos os participantes. O resultado final está previsto para ser liberado no dia 28 de janeiro, com matrículas acontecendo entre os dias 29 de janeiro e 4 fevereiro. Neste período os candidatos também poderão se inscrever na lista de espera.

Confira o cronograma do SiSU 2020/1

As regras e quantidade de vagas do SiSU 2020/1 ainda não foram informadas pelo MEC. Na mesma edição em 2019 foram oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de ensino públicas de todo o país.

Mas não existe qualquer indício de mudança no sistema de inscrições para a edição deste ano. Os candidatos podem alterar suas preferencias de cursos durante todo o período de inscrição. Ao longo dos dias o MEC vai divulgando atualizações referentes as notas de corte para cada curso, o que permite com que os candidatos saibam se terão chances de ser aprovados com a sua nota ou se podem aumentar suas possibilidades trocando de curso.