Os candidatos que estão se preparando para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2018 devem se preparar para um desafio adicional: o início do horário de verão. A mudança de horário vai acontecer no dia 4 de novembro, bem no dia da primeira prova do Enem.

Confira dicas para não perder o 1º dia de provas do ENEM 2018

A mudança nos relógios deve acabar se tornando mais um dos adversários dos alunos, que já costumam se atrasar bastante e protagonizam a tradicional corrida desesperada contra o fechamento dos portões.

De acordo com os números divulgados pela organização do ENEM, dos 3.087.626 estudantes inscritos, 2.426.036 alunos terão que fazer as provas com o horário diferente. Por isso, será preciso tomar alguns cuidados extras para não perder o dia de provas.

Confirme o horário das provas

Antes de mais nada, é fundamental que os estudantes confirmem todas as informações referentes a prova no seu cartão de confirmação. Os horários estão disponíveis nas fichas, juntamente com o endereço do local das provas.

Visite o local um dia antes

Confira dicas para não perder o 1º dia de provas do ENEM 2018

Uma dica interessante para aqueles que vão fazer as provas em um local onde nunca foram antes é fazer uma visita durante a semana. Especialmente caso as pessoas tenham que utilizar o transporte público. Não deixe de conferir também os horários dos ônibus no domingo, que mudam.

Verifique o horário do celular antes de dormir

No dia anterior, verifique se o celular está com o horário correto. Muitas pessoas dependem do aparelho para acordar no dia seguinte, mas existem diversos problemas relatados sobre aparelhos que estão tendo o seu horário alterado de forma incorreta. O ideal é utilizar um despertador com relógio analógico.

Cuidado com o tempo de sono

Como o horário de verão vai acabar fazendo com que as pessoas percam uma hora no dia do ENEM, o ideal é que o estudante vá dormir uma hora antes do que está acostumado, para não correr o risco de chegar no dia da prova muito cansado.