Etiqueta é um assunto que não costuma agradar muitas pessoas, especialmente os mais jovens. Afinal de contas, trata-se de um conjunto de regras sociais que acabam sendo criadas a partir de uma série de convenções. O problema está justamente no fato de que a sociedade muda o tempo todo e nem sempre as regras de etiqueta mudam junto.

Confira dicas de etiqueta profissional

Mas quando estamos falando de um ambiente corporativo, a etiqueta profissional costuma ser algo realmente útil, especialmente para as pessoas que desejam subir dentro de uma determinada empresa ou uma determinada careira.

Trata-se de um conjunto de dicas de comportamento interessantes para se adotar no ambiente de trabalho, e que ajuda especialmente a consolidar uma imagem positiva diante dos demais colegas e envolvidos nas tarefas do dia a dia.

Confira algumas delas:

– Sempre preste atenção no nome das pessoas e na forma como elas gostam de ser chamadas ou tratadas. Essa é uma regra que ajuda a estabelecer laços de simpatia e que costuma funcionar muito bem nos mais variados ambientes.

Confira dicas de etiqueta profissional

– Nunca ignore a entrada de uma pessoa dentro de um determinado ambiente de trabalho, especialmente se for no seu escritório. Nem o seu colega de trabalho que senta ao seu lado todos os dias.

– Evite, ao máximo interromper quando outras pessoas estão falando, especialmente dentro de ambientes de reuniões. Essa é uma regra que pode ser considerada básica, mas que acaba sendo esquecida, em muitos casos.

– Nunca esqueça de fazer contato visual com as pessoas enquanto conversa com elas. Mas cuidado, esse contato visual deve ser feito de forma que demonstre total atenção, mas não que demonstre uma tentativa de invasão da privacidade do outro.

– Nunca se descuide da sua apresentação pessoal, especialmente com relação as roupas. Isso acaba sendo difícil, especialmente quando as pessoas estão trabalhando em uma empresa que possui uma pegada mais informal. Aquela regra de se vestir para o cargo que deseja e não o que ocupa no momento costuma funcionar.