A organização do processo seletivo realizado pelas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) divulgou a classificação geral da prova que foi feita como parte do processo seletivo destinado a preencher as vagas que serão abertas no primeiro semestre de 2017. Essa classificação pode ser conferida diretamente no site oficial das ETECS.

Os candidatos que estão interessados em participar do processo de seleção poderão conferir a primeira chamada a partir de amanhã, dia 19 de janeiro, sendo que as matriculas estão agendadas para serem realizadas entre os dias 20 e 23 seguintes. A organização do processo de seleção ainda está prevendo a realização de uma segunda convocação, que deve acontecer no dia 24 do mesmo mês. Se ainda existirem vagas, uma terceira chamada pode acontecer no final do mês.

Vagas

De acordo com as informações que foram divulgadas no edital de seleção das escolas técnicas de SP, os candidatos estão concorrendo a um total de 78.806 oportunidades de ensino, que compreendem as vagas para o ensino médio, para os técnicos, na modalidade presencial, semipresencial e online, técnico integrado ao médio, EJA e Especialização Técnica.

A divisão de vagas ficou da seguinte forma: 50.417 vagas são para cursos técnicos, sendo 40.145 destinadas às 220 Etecs e 10.272 às 221 classes descentralizadas; 6.053 vagas para o ensino médio; 22.176 para técnico integrado ao médio e 160 para especialização de nível médio.

O sistema de seleção criado pelas ETECS ainda concede bônus para determinados candidatos através do Sistema de Pontuação Acrescida. O bônus é de 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.