Foi divulgado nesta semana o Manual do Candidato para o Vestibular 2020 da Universidade de São Paulo, de responsabilidade da Fundação Universitária Para o Vestibular. O documento conta com todas as informações importantes para aqueles estudantes que pretendem concorrer, incluindo a quantidade de vagas neste que é considerado o maior vestibular do Brasil.

Confira as vagas que serão oferecidas pela USP no vestibular da Fuvest 2020

Baixa aqui o manual do candidato para o vestibular da Fuvest 2020

De acordo com as informações que constam neste documento, serão oferecidas 8.137vagas, sendo que todas elas por meio do Vestibular 2020 da Fuvest. Deste total, 45% das vagas de cada curso e turno reservadas para candidatos egressos de escolas públicas (EP). A instituição vem aumentando consideravelmente as cotas nos últimos anos: 37% no Vestibular 2018; 40% no último vestibular; 45% agora; até chegar aos 50% no Vestibular 2021.

Dentro da porcentagem das cotas destinadas aos estudantes das escolas públicas, existe mais uma reserva de vagas que é destinada apenas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI), equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, que é de 37,5%, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira as vagas que serão oferecidas pela USP no vestibular da Fuvest 2020

Confira a quantidade de vagas que serão disponibilizadas para cada uma das cotas:

• Ampla concorrência – 5.424 vagas
  • Escola Pública (EP) – 1.857 vagas
  • EP / Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) – 1.036 vagas

Além das vagas para o vestibular tradicional, serão oferecidas 2.830 vagas para participantes do Enem 2019, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020. Também haverá reserva de vagas para cotistas no mesmo padrão do vestibular tradicional.

As inscrições para o processo seletivo vestibular de 2020 da Fuvest estão programadas para serem abertas a partir do dia 12 de agosto, com prazo final no dia 20 de setembro. As provas serão aplicadas em duas fases diferentes: a primeira em 24 de novembro e a segunda nos dias 5 e 6 de janeiro. O resultado é aguardado para o dia 24 de janeiro.