Foram publicadas as regras do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e P-Fies, referente ao primeiro semestre de 2019. O texto é de responsabilidade do Ministério da Educação e foi publicado no Diário Oficial da União através de uma portaria.

Confira as regras do Fies e P-Fies para 2019/1

Os candidatos que desejam concorrer a uma das vagas de financiamento dos cursos de nível superior devem ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, sendo que na edição escolhida pelo candidato ele deve ter consigo uma média de, pelo menos 450 pontos nas provas, além de não ter zerado a redação.

Outras regras definem que podem participar do Fies somente estudantes que tenham renda mensal de até três salários mínimos por pessoa. Já no P-Fies, a renda familiar mensal deve ser de até cinco salários mínimos por pessoa. Para a seleção de 2019, deve-se considerar o valor do salário mínimo de R$ 998, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2019.

Confira as regras do Fies e P-Fies para 2019/1

No momento da inscrição os candidatos poderão definir até três opções de cursos diferentes para tentar a vaga de financiamento de um deles. Eles poderão escolher também qual é a ordem de preferência dos mesmos. Os financiamentos serão concedidos prioritariamente para candidatos que:

•     Não tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo Financiamento Estudantil;
  •     Não tenham concluído o Ensino Superior, já tenham sido beneficiados pelo Financiamento Estudantil e o tenham quitado;
  •     Tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo Financiamento Estudantil;
  •     Tenham concluído o Ensino Superior, tenham sido beneficiados pelo Financiamento Estudantil e o tenham quitado.

Ainda não foi divulgado o cronograma completo deste processo seletivo, portanto ainda não se sabe o dia que estarão abertas as inscrições. Estão sendo esperadas para este ano cerca de 100 mil vagas.