Foi divulgado esta semana, através do twitter do ministro da Educação, Abraham Weintraub, as principais datas previstas para inscrições nos principais programas do setor no Brasil: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira as principais datas do SiSU, ProUni e Fies 2020/2

De acordo com as informações que foram publicadas pelo ministro, as datas seguem sendo mantidas de acordo com o cronograma que já havia sido previsto. Vale lembrar que todos os programas ainda contam com datas em aberto, em função da pandemia do novo coronavírus.

Confira as datas que foram divulgadas:

  • Inscrições SiSU 2020/2: 16 a 19 de junho
  • Inscrições ProUni 2020/2: 23 a 26 de junho
  • Inscrições Fies 2020/2: 30 de junho a 3 de julho

Por enquanto, o ministro ainda não divulgou a data prevista para publicação do edital de cada um destes programas.

O ministro também não explicou como os programas no 1º e no 2º semestre vão acabar acontecendo ao mesmo tempo. Assim que fez a postagem no Twitter, diversos estudantes começaram a enviar questionamentos referentes aos cronogramas dos programas no 1º semestre. O ministro não respondeu ninguém.

Confira as principais datas do SiSU, ProUni e Fies 2020/2

Em virtudade da pandemia de coronavírus, as instituições públicas não estão podendo realizar matrículas presenciais dos aprovados nas chamadas da lista de espera do SiSU do primeiro semestre. Ainda há vagas a serem ocupadas em algumas universidades.

O mesmo acontece com as faculdades particulares, que não estão recebendo os pré-selecionados na lista de espera do ProUni 2020/1 para a confirmação dos dados. O MEC informou que divulgará um novo edital da lista de espera do ProUni em breve.

Além disso, o governo também já havia anunciado que iria prorrogar, por tempo indeterminado, o período de inscrições para a lista de espera do Fies, já que as inscrições estavam abertas ainda quando as instituições de ensino acabaram interrompendo suas atividades em função da pandemia do novo coronavírus.