Com o final da aplicação das duas maiores etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, atrasado em função da pandemia do coronavírus, agora as atenções começam a se voltar para a próxima prova, referente ao ano de 2021. Afinal de contas, será que o cenário atual ainda vai permitir que as pessoas consigam fazer as provas no período considerado normal?

Confira as possíveis datas do Enem 2021

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, a previsão que está sendo feita pela instituição é a aplicação do Enem 2021 entre os meses de novembro e dezembro.

Seria uma data mais próxima do período considerado normal, já que geralmente as provas aconteciam nos meses de outubro e novembro. Além disso, mesmo com o grande índice de abstenção, o Inep afirma que vai continuar investindo para a expansão da realização do Enem Digital, como uma das formas de tornar a realização da prova mais barat,a.

Na atual edição, foram destinadas 101 mil vagas para a aplicação digital, mas foram recebidas 96 mil inscrições e apenas 26 mil participantes compareceram às provas.

Enem 2020

Confira as possíveis datas do Enem 2021

Por enquanto, os estudantes que já participaram do Enem 2020 começam o período de espera pela divulgação das notas oficiais. Mesmo com o número de acertos em mãos, os estudantes ainda precisam aguardar pela divulgação oficial, já que a nota final ainda depende dos cálculos que levam em consideração os desempenhos globais dos participantes da prova.

Seguindo as previsões do calendário atual, o resultado final deve ser publicado no dia 29 de março para aqueles estudantes que já terminaram o Ensino Médio. Para aqueles que participaram como treineiros, a previsão de liberação da prova é apenas no final de maio.