A Comissão Mista, que está por analisar a Medida provisória 785, esta que trata das novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), acabou por aprovar o relatório completo do deputado Alex Canziani (PTB-PR).

Confira as novas regras do Fies aprovada em Comissão Mista

Este documento acabou por ser aprovado com a devida ampliação de limite do aporte do Tesouro Nacional ao Fundo Garantidor do Fies o FG- Fies, em um valor de 2 bilhões para 3 bilhões de reais, havendo assim uma disponibilidade tanto orçamentária como financeira. O objetivo de tudo isto é evitar o excessivo autoengessamento que ocorre por parte do Governo Federal.

Quais mudanças ocorrem com o Fies?

Dentre as novas mudanças, os estudantes que fecharem os contratos junto ao Financiamento Estudantil (Fies) a partir do ano de 2018 deverão pagar o dinheiro do empréstimo com um desconto automático na folha de pagamento após a conclusão do curso e a conquista de um emprego formal.

Além deste desconto salarial, o MEC divulgou que o FIES passará a oferecer três tipos diferentes de contrato, em um deles o governo prevê um equivalente de 100 mil vagas a juro zero para os alunos com renda per capita familiar equivalente de até três salários mínimos mensais.

Confira as novas regras do Fies aprovada em Comissão Mista

A seleção para este ano de 2017 no segundo semestre, acaba continuando inclusive sob uma série de regras antigas. Ao todo serão oferecidas mais de 75 mil novas vagas equivalentes de contratos de financiamento. A partir disto, o cronograma com as datas equivalentes do processos serão publicadas a partir do Diário Oficial da União conforme divulgações do MEC.

Para que o candidato tire todas as suas dúvidas, acesse agora mesmo o portal da instituição Inep e confira todos os dados.