Um dos assuntos que mais deixam os estudantes nervosos em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio – Enem é o tema da proposta de redação. Ele sempre é uma surpresa e exige que as pessoas tenham um conhecimento básico sobre tudo o que está acontecendo em relação as atualidades para se preparar para conseguir argumentar.

Confira alguns temas que podem ser cobrados na prova de redação do ENEM 2018

Todas as propostas contam com textos de apoio que são importantes para que os alunos consigam argumentar sobre o assunto. Mas os professores avisam que, mais importante do que conseguir argumentar sobre o assunto, os estudantes precisam realmente conseguir montar uma redação da forma correta.

Uma redação precisa sempre conter três elementos: a contextualização do tema, o apontamento de causas e consequências para o problema apresentado pela prova e a construção de uma proposta de intervenção, de solução.

Confira algumas propostas que podem cair no ENEM 2018:

Preconceito Linguístico

O Brasil é um país muito extenso, com diversas formas de expressão diferentes, dependendo da região. Mesmo assim, ainda existe uma prática bastante comum, que é a de discriminar determinados grupos que falam de uma determinada forma. Este é um tema que pode acabar sendo cobrado na redação, pois foi bastante discutido ao longo do ano.

Bullying nas escolas

Confira alguns temas que podem ser cobrados na prova de redação do ENEM 2018

Mesmo que o tema parece ter dado uma “esfriada” nos últimos anos, ele parece estar sempre pairando em torno da proposta de redação do ENEM, mesmo que não tenha sido cobrado ainda. Estes casos são muito próximos dos alunos e acabam interferindo em diversos aspectos da sociedade.

Legalização do aborto

Um tema polêmico, que talvez acaba “pesando a mão” quando comparado com outros temas cobrados na prova, mas que também sempre acaba sendo uma possibilidade. Independente do lado que a pessoa escolhe nesta história, o importante nestes assuntos mais polêmicos é sempre argumentar e conseguir defender bem o seu ponto de vista.

Fake News

Este é o assunto do momento no Brasil. Mesmo que possa ser considerado como um tema bastante político para o momento delicado que o país vive, sempre pode ser uma possibilidade. A proposta pode ir na direção de identificar responsabilidades de quem cria e espalha notícias falsas, até pedido de propostas para resolver o problema.