Uma das grandes expectativas dos estudantes que estão se preparando para enfrentar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que hoje é considerado a principal porta de entrada para os alunos que desejam ganhar uma bolsa de estudos através do Prouni ou participar dos processos de seleção unificados, é em relação ao tema da redação.

Confira alguns temas que podem cair na redação do ENEM 2015

Afinal de contas, por mais que os estudantes possam estudar e se preparar para as provas, revendo todo o conteúdo das matérias do ensino médio, em relação a redação o máximo que ele pode fazer é estar preparado para utilizar as técnicas corretas que cada tipo de redação pede. Mas o tema sempre é uma incógnita, e os estudantes precisam estar preparados e bem informados.

De acordo com professores de cursinho que acompanham de perto as provas do ENEM, os temas de redação sempre são assuntos que foram amplamente debatidos e discutidos nos noticiários ao longo do ano. Por isso é muito importante que os estudantes não esqueçam que os estudos passam não apenas pelos livros, mas também pelos jornais do dia a dia.

Dicas gerais

Antes de conferirmos os temas que podem cair na prova, é sempre importante relembrar algumas dicas fundamentais para fazer uma boa prova de redação e que são válidas para qualquer assunto. A principal delas é ler e interpretar corretamente o enunciado. Muitos estudantes acabam zerando a prova pelo simples fato de escrever uma redação que está fugindo completamente do tema proposto.

Não basta ler apenas os enunciados, os estudantes também devem ficar sempre atentos aos textos motivadores que são disponibilizados para subsidiar os alunos com algumas informações que possam ser utilizadas durante a sua redação própria.

Uma outra dica que sempre serve como forma de preparo para as provas de redação é o treino. Pegar alguns temas aleatórios nos noticiários e escrever sobre eles pode ser uma excelente forma de preparo.

Confira alguns temas que podem cair na redação do ENEM 2015 2

Confira alguns temas com um grande potencial para aparecer na redação do ENEM deste ano.

• Crise na água – Problema global e especialmente a situação enfrentada em São Paulo
  • Alternativas para a crise energética que alguns países vivem
  • Liberdade de expressão e discursos de ódio nas redes sociais
  • Racismo
  • O papel da mulher no século XXI
  • Lei da palmada
  • Marco Civil da Internet
  • 50 anos do golpe militar –  O que mudou?
  • A justiça com as próprias mãos – Casos de justiceiros que passam por cima das leis