Confira a lista de leituras obrigatórias da UFRGS para 2023
Candidatos terão que ler obras de autores como Machado de Assis, Lygia Fagundes Telles e Chico Buarque.
Por Rodrigo Duarte
Os estudantes vestibulando que estão se preparando para fazer as provas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) já podem conferir a lista de leitura obrigatória que vai ser cobrada nas provas Vestibular do ano de 2023. De acordo com a lista publicada nesta semana, as provas cobradas serão compostas por 11 livros e também por um álbum.
A instituição de ensino informa que a lista completa para o ano de 2023 será composta por oito obras que estão contempladas no processo seletivo do ano passado e que serão abordadas novamente. Já quatro livros são novos, destaque para Machado de Assis, como a obra “Várias Histórias”.
Confira a lista completa de leituras obrigatórias do Vestibular 2023 da UFRGS:
- Lisístrata – Aristófanes
- Várias histórias – Machado de Assis
- A falência – Júlia Lopes de Almeida
- Coral e outros poemas – Sophia de Mello Breyner Andresen
- Caderno de memórias coloniais – Isabela Figueiredo
- Construção (álbum) – Chico buarque
- Ponciá Vicêncio – Conceição Evaristo
- Deixa o quarto como está – Amílcar Bettega
- Bagagem – Adélia Prado
- São bernardo – Graciliano Ramos
- As meninas – Lygia Fagundes Telles
- Feliz ano velho – Marcelo Rubens Paiva
Até o momento, o Vestibular 2023 da UFRGS ainda não tem uma data definida. Na edição de 2022, as provas foram aplicadas nos dias 12 e 13 de fevereiro, sendo que o resultado final dos aprovados saiu no dia 25 de fevereiro.
Como o edital do Vestibular 2023 da UFRGS ainda não foi divulgado, a quantidade de vagas ainda não foi informada. No último vestibular, os mais de 15 mil inscritos concorreram a 3.980 vagas em 89 cursos de graduação, sendo a metade das oportunidades para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.