O Exame Nacional do Ensino Médio já se tornou uma das principais provas da vida dos estudantes, especialmente aqueles que desejam conseguir uma vaga no ensino superior ou para aquelas pessoas que desejam se formar no ensino médio. Mas a prova também está começando a ser utilizada em outros processos de seleção.

Concurso para bombeiros levará em consideração nota do Enem

Um concurso que será realizado para o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) confirmou que deverá utilizar as notas do Enem para substituir a prova intelectual que geralmente é feita neste tipo de processo de seleção. As notas serão levadas em consideração para seleção destinada ao Curso de Formação de Oficiais. Além da nota do Enem, o concurso também prevê outras etapas, tais como exames psicológicos, de saúde e de aptidão física.

Por enquanto o concurso ainda não teve edital divulgado, sendo que as demais etapas deverão ser divulgadas posteriormente.

Vale lembrar que outros concursos também já utilizaram a nota do Enem como parte do seu processo seletivo: Em 2015, a Secretaria Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) e a Polícia Militar da Paraíba (PM – PB) tiveram o exame como uma das etapas dos processos seletivos.

Sobre o Enem

Concurso para bombeiros levará em consideração nota do Enem 2

Vale lembrar que os interessados em participar do Enem ainda podem se inscrever na prova. O prazo vai até o dia 20 de maio e deve ser feito através do site do Enem (http://enem.inep.gov.br/). Para aqueles participantes que não são alunos de Ensino Médio concluintes, a taxa de participação será de R$ 68,00.

As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.