Lavar as mãos é uma das atividades de higiene mais recomendadas para as crianças que estão em idade escolar. Um dos principais benefícios para os pequenos que conseguem manter as mãos sempre limpas é justamente diminuir consideravelmente as chances deles pegarem uma série de doenças.

Como trabalhar a importância de lavar as mãos dentro da sala de aula

Por isso, mais do que um hábito que se espera que seja ensinado e incentivado pelos pais nas suas casas, cabe ao professor também trabalhar as questões que envolvem a higiene das mãos para com os pequenos. E não basta simplesmente mandar as crianças lavar as mãos, é importante que elas entendem os motivos pelos quais devem ter este hábito de higiene.

Confira algumas dicas e estratégias que podem ser adotadas dentro da sala de aula para que as crianças aprendam a importância de lavar as mãos.

Exemplo e exposição

O primeiro passo para as crianças pequenas é realmente dar o exemplo. Afinal de contas, os pequenos costumam sempre seguir aquilo que os adultos costumam fazer no dia a dia. Além disso, os professores devem mostrar aos alunos a forma correta de lavar as mãos, com todos os movimentos, bem como o tempo ideal, que fica entre 15 e 30 segundos para limpeza completa.

Experimentos

Como trabalhar a importância de lavar as mãos dentro da sala de aula

Os professores também podem fazer alguns experimentos para que eles entendam o que acontece com as mãos sujas. Para isso, os professores podem utilizar alguns objetos que podem ser encontrados em laboratórios de química, como:

• Placas de petri esterilizadas ou potes de vidro esterilizado com tampa;
  • Sabonetes comuns e antibacteriano;
  • Inculadora
  • Gelatina incolor
  • Pazinhas de plástico

Para fazer o experimento, Prepare a gelatina ou o ágar e coloque uma fina camada nos seis recipientes. Enrole um pedaço de algodão em cada uma das seis pazinhas de plástico e os umedeça. Em seguida, esfregue uma dessas pazinhas na mão de cada um dos ajudantes, depois passe no preparado da placa de petri, sendo uma pazinha para cada placa. Feche e lacre a placa de petri, colocando uma etiqueta na tampa que identifique o grupo ao qual a amostra pertence.

Caso a escola tenha uma incubadora, deixe as placas no equipamento por volta de duas semanas a 36ºC. No caso da escola não dispor do equipamento, deixe o material por mais tempo em um local isolado em temperatura ambiente, até que a formação de colônias esteja em estágio avançado. Depois, basta analisar as diferenças entre as culturas.