Considerada uma das formas mais importantes de aprendizado e de acúmulo de conhecimento, a leitura é fundamental para quem deseja melhorar suas capacidades e sua formação.

No entanto, uma boa capacidade de leitura só será possível por meio de uma boa interpretação de texto, e é por isso que vamos listar algumas dicas importantes para que você saiba como melhorar a sua interpretação de texto. Vamos vê-las?

Procure ler o texto inteiro

Um grande erro para quem deseja melhorar sua interpretação de texto é fazer uso de resumos de conteúdo, já que eles, apesar de facilitarem o entendimento do texto, acabam por atrofiar suas capacidades de interpretação de texto.

Portanto, a primeira dica para quem deseja aprimorar suas capacidades de interpretação de texto é fazer a leitura do texto por inteiro, pois desse modo é possível que se tenha uma visão geral do assunto tratado.

Interpretação de Texto

Circule as palavras desconhecidas

Outro erro cometido pela maior parte das pessoas é parar sempre que se depara com alguma palavra desconhecida, o que acaba por atravancar o entendimento do texto, gerando dificuldades.

O ideal é que a pessoa, sempre que se deparar com uma palavra desconhecida no texto, circule essa palavra para verificar o significado posteriormente, sem interromper a leitura, melhorando as chances de um bom entendimento de texto.

Repita o texto

Outra dica importante para quem deseja ter um melhor entendimento do texto é repetir essa leitura mais de uma ou duas vezes, fazendo com que o conteúdo fique realmente fixado na mente.

Portanto, o segredo para melhorar a interpretação de texto é ler bem, lentamente e de maneira profunda.

Leitura

Divida o texto

Outra forma de se fazer uma boa interpretação de texto é fazer a divisão desse texto em trechos, para facilitar o entendimento, usando como parâmetro para essa divisão, os parágrafos, o que irá melhorar sua compreensão do conteúdo defendido pelo autor.

Observe as ideias do autor

Um erro muito comum cometido pela maior parte das pessoas é fazer com que as ideias do autor fiquem em segundo plano, o que não pode acontecer de forma alguma.

Ou seja, o ideal é observar as ideias do autor, percebendo-as e deixando as suas ideias em segundo plano, para não se confundir em relação ao que o autor defende com seu texto, pois é um fato que ele irá defender alguma coisa dentro de seu texto, não tenha muitas dúvidas quanto a isso.