Ciências sem Fronteira não vai oferecer mais bolsas para alunos de ensino superior
Por Rodrigo Duarte
O governo federal confirmou que pretende fazer uma série de mudanças na concessão de bolsas de estudos através do programa Ciência sem Fronteiras. De acordo com as informações que foram confirmadas pelo Ministério da Educação, o projeto não vai mais oferecer bolsas de estudos para alunos do ensino superior. O foco serão os alunos de ensino médio, especialmente no aprendizado de línguas.

O programa acabou sendo interrompido no ano passado e deverá retomar com esta mudança no formato. A ideia será oferecer ensino de línguas para estudantes de nível médio, especialmente os jovens que pertencem às classes sociais mais baixas e que estão matriculados na rede pública de ensino.
Os representantes do MEC afirmam que a mudança acontecerá depois de uma profunda análise no projeto e a constatação de uma “necessidade de aperfeiçoamento do programa, especialmente na graduação, onde as instituições de ensino participantes não foram chamadas para desempenhar um papel ativo no processo de mobilidade acadêmica”.
Um outro motivo para as mudanças no programa teria sido os altos custos envolvidos na chamada graduação sanduiche, na qual os estudantes fazem uma parte nas instituições brasileiras e outra parte no exterior.
Resumo:
Dívidas

O Ministério da Educação afirmou que aqueles estudantes que já conseguiram uma bolsa pelo Ciência sem Fronteiras não precisam se preocupar, pois todas as dívidas serão pagas até os finais dos respectivos contratos e programas.

UESB publica edital do Vestibular 2025
Abertas inscrições para o Vestibular 2025 da Unesp
UFGD divulga resultados dos pedidos de isenção do Vestibular 2025
Prazo para participação do Desenrola Fies é prorrogado
Unifesp libera cronograma do Vestibular Misto 2025