O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, divulgou esta semana o calendário completo de execução do Censo Escolar da Educação Básica 2015. De acordo com as informações que foram divulgadas para a imprensa, os dados começarão a ser coletados a partir do dia 27 de maio, pela internet.

Censo Escolar 2015 começará coleta de dados a partir do dia 27 de maio

Os responsáveis pelo fornecimento das informações necessárias para a realização do Censo Escolar são os diretores das instituições de ensino, ou ainda funcionários que tenham sido autorizados pelo diretor.  Os dados deverão ser incluídos no sistema Educacenso até o dia 31 de julho.

De acordo com o cronograma, o Ministério da Educação deverá receber os dados até o dia 26 de agosto. O MEC também será o responsável por publicar no Diário Oficial da União os dados preliminares com o primeiro tratamento feito a partir das informações concedidas pelos diretores das instituições de ensino.

Censo Escolar 2015 começará coleta de dados a partir do dia 27 de maio 2

Os diretores das escolas ainda terão um tempo para ratificar dados que tenham sido enviados com erros para o sistema.

O Censo Escolar ainda prevê a realização de uma segunda etapa de levantamento de dados. Nesta segunda fase, serão repassadas para o governo as informações relacionadas a situação dos alunos, com dados mais específicos relacionados ao rendimento e ao movimento escolar. Nesta segunda etapa os dados serão inseridos no sistema entre os dias 1º de fevereiro e 18 de março.