Os interessados em participar do processo seletivo que será realizado pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) para as vagas abertas no segundo semestre de 2018 devem ficar atentos. A instituição recebendo os pedidos de isenção da taxa de inscrição e também está recebendo a pré-inscrição no sistema de cotas e Ação Afirmativa do Vestibular 2018/2.

Cederj abre inscrições para isenção de taxa e pré-inscrição em cotas para 2018/2

De acordo com as informações que foram divulgadas no cronograma da Cederj, as inscrições deverão ser feitas até o dia 30 de março. As inscrições e os pedidos de cotas devem ser feitos diretamente no site da Cederj.

Podem solicitar isenção de taxa os candidatos cuja renda bruta familiar mensal não ultrapasse R$ 1.429 por pessoa. Os estudantes do Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj estão automaticamente isentos da taxa.

Já o sistema de cotas da Cederj é exclusivo para candidatos de baixa renda (o limite é o mesmo da isenção) e que são negros, indígenas, alunos da rede pública, pessoas com deficiência ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Cederj abre inscrições para isenção de taxa e pré-inscrição em cotas para 2018/2

Os candidatos cotistas poderão concorrer as vagas nos seguintes cursos: Ciências Biológicas; Geografia; Pedagogia e Química.

Já a Ação Afirmativa é destinada aos candidatos que concluíram todo o ensino médio na rede pública, que fizeram o Enem 2017 e que desejam concorrer às vagas dos cursos das universidades e centros federais, como prevê a Lei de Cotas.

As opções de cursos para quem fizer a pré-inscrição no sistema de cotas e Ações Afirmativas são: Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, licenciaturas em Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo, Tecnologia em Sistemas da Computação, Tecnologia em Segurança Pública, Tecnologia em Gestão de Turismo.