Uma boa notícia para os estudantes que pretendem conseguir uma das muitas bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A entidade confirmou que estará liberando, a partir desta semana, 7.408 bolsas de pós-graduação, que estavam congeladas por conta nos cortes no orçamento.

Capes descongela bolsas de pós-graduação que estavam suspensas

De acordo com as informações que foram divulgadas pela Capes, pelo menos 2.295 bolsas já estão disponíveis no sistema. As outras bolsas ainda estão sendo analisadas pelo Ministério das Educação, mas poderão ser liberados em breve.

O congelamento aconteceu no começo do ano, quando o governo federal promoveu uma grande quantidade de cortes nos orçamentos de uma grande quantidade de pastas, incluindo o MEC, que acabou perdendo um total de 17,7% do orçamento previsto para este ano de 2016.

A liberação das bolsas do Capes é considerada de extrema importância não apenas para os estudantes que dependem desta ajuda, como também para os projetos de pesquisa que estão em andamento no Brasil, e consequentemente para o país de um modo geral.

Bolsas

Capes descongela bolsas de pós-graduação que estavam suspensas 2

As bolsas que forma liberadas pela CAPES são as seguintes: 1.445 são para cursos de mestrado, 678 doutorado e 172 e para pós-doutorado. Quem já é bolsista não será afetado, segundo a Capes. A Capes confirmou também que está garantindo a continuidade do pagamento das 88.314 bolsas no país, sendo que aqueles que já ganham a ajuda de custo vão continuar  sendo pagos normalmente.