Foram divulgados nesta semana novos editais com informações relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio 2020, cujas provas acontecerão somente em 2021. Os documentos confirmam as novas datas para as provas, que já haviam sido anunciadas pelo Ministério da Educação. As provas acontecerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 na versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro para a versão digital.

Candidatos terão que usar máscaras durante as provas do Enem 2020

Além disso, os editais também trouxeram as medidas que serão tomadas pela organização das provas de prevenção ao coronavírus. Uma das novidades é que os candidatos obrigatoriamente terão que utilizar máscara, desde a entrada no local de prova até a saída. Acompanhantes de mães que estiverem amamentando também terão que utilizar máscara o tempo todo.

Os procedimentos de fiscalização, como identificação do participante, vistoria de materiais, lanches e artigos religiosos, serão realizados respeitando o isolamento entre as pessoas. A ida ao banheiro também será controlada e os estudantes terão que higienizar as mãos na entrada e saída dos banheiros.

Candidatos terão que usar máscaras durante as provas do Enem 2020

“O participante que comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem máscara de proteção à Covid-19 deverá aguardar fora do local de aplicação até que receba o documento ou a máscara de proteção à Covid-19”. (item 13.1.7.1 do Edital do Enem 2020).

A estrutura das provas segue da mesma forma, tanto para a edição impressa quanto na versão digital:

  • 1º dia do Enem: 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 de Ciências Humanas; uma redação
  • 2º dia do Enem: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática

O Exame Nacional do Ensino Médio 2020 teve 5.687.271 inscritos confirmados na edição impressa, e mais 96.086 inscritos confirmados no Enem Digital. Deste total, 83% dos candidatos forram beneficiados com a isenção na inscrição.