A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou nesta semana que vai exigir dos candidatos inscritos no Vestibular 2022 a carteirinha com os comprovantes de vacinação para a Covid-19. A informação foi divulgada no momento em que a Universidade liberou o comprovante de inscrição e os locais de provas. Os candidatos também poderão apresentar um teste negativo para a doença.

Candidatos terão que apresentar carteira de vacinação para Vestibular 2022 da UFSC

Mesmo com o aumento dos casos de infecção que vem sendo registrado em diversas regiões do Brasil, a UFSC optou por manter a aplicação das provas presencias. Mas, para garantir a segurança de todos os participantes, decidiu ampliar as medidas e os protocolos de segurança.

Para que os candidatos possam acessar a sala de provas, eles terão que apresentar o comprovante de vacinação ou então um teste negativo de Covid-19 que tenha sido realizado no máximo 48 horas antes das provas. Segundo levantamento da UFSC, apenas 4,9% dos mais de 18 mil inscritos não haviam vacinado até novembro.

Além disso, a instituição de ensino também informou outras medidas que serão tomadas para que o processo seletivo aconteça de uma forma mais tranquila para todos, incluindo:

  •     Uso de máscara entre candidatos e aplicadores;
  •     Distanciamento entre os candidatos, com ocupação de no máximo 50% da capacidade das salas;
  •     Reforço da limpeza dos ambientes;
  •     Disponibilização de álcool em gel.
  •     Instalação de postos médicos nos locais de prova.

Candidatos terão que apresentar carteira de vacinação para Vestibular 2022 da UFSC

As provas estão agendadas para acontecer nos dias 29 e 30 de janeiro, nas cidades de Florianópolis (e municípios da Grande Florianópolis), Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

No primeiro dia de provas, os candidatos responderão 40 questões objetivas e/ou abertas de língua portuguesa e literatura ou libras (12 questões); língua estrangeira (8); matemática (10); e biologia (10).

No segundo dia, 30, os vestibulandos terão das 14h às 19h para elaborar uma redação e responder mais 40 questões de história (7), geografia (7), filosofia (2), sociologia (2) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas, além de física (10) e química (10).