A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) confirmou que deve começar a construir o campus de Maringá no ano de 2016. Com isso, serão 13 cidades atendidas pela instituição de ensino, contando com a capital Curitiba, onde está sua sede. A obra de construção do novo campus está orçada em R$ 37 milhões. Além deste valor, mais R$ 30 milhões devem ser investidos em equipamentos para os cursos.

Campus da UTFPR em Maringá começará a ser construído em 2016

De acordo com a instituição, o cronograma prevê que os primeiros cursos já sejam oferecidos neste novo campus em 2017, sendo que as áreas escolhidas para ocupar este novo espaço serão engenharia matemática, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia biomecânica, design de jogos e licenciatura em informática.

Completo somente em 2024

Apesar deste cronograma, a ideia é que o campus esteja completamente pronto somente no ano de 2024, quando então poderá ser considerado como o maior campus da UTFPR em todo o estado do Paraná. A área onde será construído o novo campus conta com 150 mil quadrados, sendo que 70 mil metros quadrados serão de preservação.

Campus da UTFPR em Maringá começará a ser construído em 2016 2

De acordo com a opinião dos diretores da instituição, a área escolhida conta com um bom aceso, além de uma boa estrutura que está sendo preparada pela prefeitura da cidade. Para dar aula neste campus, estão previstas a contratação de 126 professores, e mais 166 técnicos administrativos.

. “Nós temos um viés em Maringá novo, voltado para a tecnologia de informação. A UTFPR vem, então, com cursos nessa área. E por ser uma universidade federal atrai realmente estudantes do Brasil todo e também acaba fomentando o comércio e os serviços da cidade”, avalia o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Edson Cardoso.