A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) não deverá ter o seu calendário suspenso, pelo menos foi o que decidiu a justiça depois de um pedido realizado pelo Ministério Público. A decisão vale tanto para o calendário de aulas de graduação quanto para os cursos de graduação. O pedido de suspensão teria sido aprovado na última sexta-feira pelo Conselho Universitário da UFU (Consun/UFU).

calendario-da-ufu-nao-deve-ser-suspenso

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, as aulas foram suspensas a partir do dia de ontem, segunda-feira, 28 de novembro, pelo comando de greve. Os responsáveis pelo começo da operação de greve já haviam emitido uma nota afirmando que a suspensão das aulas não cancelaria o semestre.

Com isso, os alunos tinham obtido a certeza que todo o conteúdo que eles tinham estudado até então, uma vez que quando a greve terminasse, as aulas seriam retomada a partir do ponto que elas haviam parado. Mas, a partir desta decisão, as aulas devem seguir normalmente, em toda a universidade, inclusive os campi de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Sobre a greve

calendario-da-ufu-nao-deve-ser-suspenso-2

Apesar da suspensão oficial do calendário ter sido decidida ontem, dia 28, a greve na instituição de ensino federal foi aprovada no dia 24 de outubro. A paralisação teria atingido a maioria dos profissionais, de acordo com o levantamento realizado pelos sindicatos das classes. A adesão seria de 60% dos professores e 75% dos técnicos.

A pauta que foi definida em torno das reivindicações dos professores está diretamente relacionada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que também foi o que acabou desencadeando uma série de ocupações de estudantes em escolas espalhadas pelo Brasil inteiro. Os professores e funcionários da UFU também protestam contra a PEC que muda o currículo do ensino médio.